18ª Jornada de Literatura de Língua Alemã (USP - 2025)
Corpos, desejos e estéticas transgressores: literatura, cinema e outras artes
11, 12, 13 e 14 de novembro de 2025
A literatura, o cinema e as demais formas artísticas são espaços de subjetividade nos quais os limites das normas sociais são desafiados e as possibilidades de transgredi-las são testadas. Corpo e desejos constituem pontos focais e de atrito na subjetivação de estruturas sociais, onde os indivíduos são confrontados com questões de gênero (atribuído no nascimento ou não), com possíveis tensionamentos entre sexualidades e normas estabelecidas e questões raciais. Nesse contexto, a literatura, o cinema e as demais formas artísticas podem abrir possibilidades de articulação, de reflexão e de investigação, funcionando como espaços de formulação estética para diferentes (e frequentemente transgressivas) subjetividades e como espaços para movimentos e lutas de grupos marginalizados. Nessa área de tensão, a 18ª Jornada de Literatura de Língua Alemã (USP - 2025) explora a relação entre políticas e estéticas a partir do corpo e/ou do desejo. A discussão integra textos contemporâneos e textos de épocas anteriores. Pretendemos descobrir textos e autores/as que até agora foram negligenciados/as na discussão acadêmica, porém de igual importância nos parece obter novas perspectivas sobre textos e autores/as canônicos/as como, por exemplo, Thomas Mann (nos 150 anos de seu nascimento e 70 anos de sua morte em 2025). Ao mesmo tempo, queremos discutir teorias, conceitos e perspectivas acadêmicos relevantes para essas questões. Quais são as possibilidade da intersecção entre política e literatura; quais são as contribuições das teorias de gênero e dos estudos queer; que outras abordagens podem esclarecer as conexões entre desejo, sexualidade, cultura e sociedade; quais perspectivas nascem na investigação do corpo racializado ou estrangeiro? A discussão dessas questões será organizada em 6 mesas com as seguintes perguntas norteadoras:
- O(s) cânone(s) a contrapelo: O que pode nascer das brechas e do avesso do(s) cânone(s)? Que novas leituras podem ser alcançadas nos textos considerados canônicos?
- Políticas e poéticas da transgressão: Que força e forma tem ou pode ter a transgressão nos campos político, poético ou político-poético?
- Sexualidades, sensualidades, textualidades: Qual papel pode ter o desejo e o erotismo nas linhas e nas entrelinhas, no corpus e no corpo?
- Teorias, estéticas e práticas queer: O que é o queer? O que faz o queer? Quem faz queer? O que quer o queer?
- Thomas Mann 150 anos: outros olhares: Nos 150 anos de nascimento e 70 anos de morte de Thomas Mann, quais recantos da obra complexa do autor ainda abrem caminhos pouco trilhados?
- Germanística do amanhã, hoje: O que estudam ou querem estudar os/as graduandos/as em literatura de língua alemã? O que lhes interessa, o que querem as novas vozes da germanística brasileira?
A Jornada de Literatura de Língua Alemã será antecedida por uma “Semana do Cinema Queer Alemão” em cooperação com o CINUSP e o Instituto Goethe São Paulo, além de contar com um evento de abertura no Instituto Goethe (11 de novembro) com a poeta Ann Cotten, que incluirá leituras e workshops com participação de poetas e tradutores/as do Brasil.
Convidamos para o envio de propostas de contribuições (20 minutos de fala; roda de discussão ao final da mesa) de pesquisadores/as e estudantes de pós-graduação (mesas 1-5), mas também de projetos de pesquisa de estudantes da graduação (mesa 6). Envie título do trabalho e resumo (máx. 200 palavras, com nome do/a autor/a, e-mail, instituição, idioma escolhido [português, alemão ou inglês]) com uma breve informação biográfica ou link para o CV Lattes até o dia 3 de agosto de 2025 para o seguinte endereço: jornada.literatura.fflch@usp.br. A decisão sobre a aceitação dos trabalhos será anunciada até o dia 15 de setembro de 2025.
Organizadores: Dr. Matheus Barreto, Dr. Christian Ernst