18ª Jornada de Literatura de Língua Alemã (USP - 2025) Corpos, desejos e estéticas transgressores: literatura, cinema e outras artes 

 Jornada 2025

 

11 de novembro de 2025 (abertura com a poeta Ann Cotten no Instituto Goethe)

12–14 de novembro de 2025 (simpósio no Salão Nobre da Administração da FFLCH, USP)

Acesse aqui a programação completa e os resumos de todas as palestras e atividades da jornada de 2025

A literatura, o cinema e as demais formas artísticas são espaços de subjetividade nos quais os limites das normas sociais são desafiados e as possibilidades de transgredi-las são testadas. Corpo e desejos constituem pontos focais e de atrito na subjetivação de estruturas sociais, onde os indivíduos são confrontados com questões de gênero (atribuído no nascimento ou não), com possíveis tensionamentos entre sexualidades e normas estabelecidas e questões raciais. Nesse contexto, a literatura, o cinema e as demais formas artísticas podem abrir possibilidades de articulação, de reflexão e de investigação, funcionando como espaços de formulação estética para diferentes (e frequentemente transgressivas) subjetividades e como espaços para movimentos e lutas de grupos marginalizados.

Nessa área de tensão, a 18ª Jornada de Literatura de Língua Alemã (USP - 2025) explora a relação entre políticas e estéticas a partir do corpo e/ou do desejo. A discussão integra textos contemporâneos e textos de épocas anteriores. Pretendemos descobrir textos e autores/as que até agora foram negligenciados/ as na discussão acadêmica, porém de igual importância nos parece obter novas perspectivas sobre textos e autores/as canônicos/as como, por exemplo, Thomas Mann (nos 150 anos de seu nascimento e 70 anos de sua morte em 2025). Ao mesmo tempo, queremos discutir teorias, conceitos e perspectivas acadêmicos relevantes para essas questões. Quais são as possibilidades da intersecção entre política e literatura; quais são as contribuições das teorias de gênero e dos estudos queer; que outras abordagens podem esclarecer as conexões entre desejo, sexualidade, cultura e sociedade; quais perspectivas nascem na investigação do corpo racializado ou estrangeiro?

Essa Jornada de Literatura de Língua Alemã será antecedida por atividades adicionais:

  • um curso de extensão “Cinema Queer Alemão: Identificações e Representações” em cooperação com o CINUSP e o Goethe-Institut São Paulo, com curadoria de Christian Ernst e um grupo de estudantes, acompanhado por uma noite de cinema na Casa Um (3 a 7 de novembro)
  • um encontro com as poetas Ann Cotten e Mar Becker na livraria Megafauna facilitado por Samir Sellami sobre o poder de linguagens deslocadas em tempos de brutalidade, em cooperação com a revista Berlin Review e o Goethe-Institut São Paulo (9 de novembro),
  • uma aula/conversa com Prof. Dr. Artur Pełka com o título “Uma outra história da literatura alemã: personagens queer no teatro pós-1945” (10 de novembro, 19:30 na sala 261).
  • A abertura da Jornada conta com a presença da poeta Ann Cotten em um evento de abertura no Goethe-Institut São Paulo (11 de novembro), que incluirá leituras da autora cujos textos serão traduzidos em um workshop de tradução coordenado por Matheus Barreto.
  • Completa a programação um workshop de crítica literária (14 de novembro, moderação de Samir Sellami) e um debate sobre as aulas de literatura hoje – e no futuro.