Leitorado do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) São Paulo

© DAAD/Pankau

​​​​​​​​​​​​​​O DAAD no Brasil

​​​​​​​O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma organização de fomento ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Trata-se da maior instituição de financiamento de mobilidade acadêmica e científica. O Brasil é o mais importante parceiro do DAAD na América Latina, o DAAD está pesente no país com um escritório regional no Rio de Janeiro, um centro de atendimento de São Paulo e leitores em sete localidades: Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os leitores do DAAD

O DAAD mantém uma rede de cerca de 500 leitores em universidades de todo o mundo. Os leitores do DAAD ensinam como professores visitantes em suas respectivas universidades, aconselham sobre oportunidades de estudo e bolsas na Alemanha e organizam projetos e eventos com enfoque na Alemanha. No Brasil, existem leitorados em sete localidades: Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O leitorado do DAAD em São Paulo

O leitorado do DAAD em São Paulo é vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. O atual leitor do DAAD, Dr. Christian Ernst oferece, no âmbito dos programas de graduação e da pós-graduação da área de Alemão, cursos de língua alemã, seminários de estudos literários e culturais e também organiza projetos sobre a língua, literatura e cultura alemãs.